Foto
No Ar

A instalação da artista Laura Vinci sugere uma reflexão sobre a transformação e a passagem do tempo. A obra, de forma fluida, através de seu sistema de vapores e de suas variações sutis, transforma continuamente os espaços do Beco do Pinto, propondo um jogo em que os visitantes são estimulados a descobrir novas configurações na névoa.

A passagem do tempo é tema recorrente na obra da artista paulista. Trabalhos com produtos orgânicos que se modificavam naturalmente ao longo de uma exposição e outros que tratam dos processos de transformação do estado da matéria já fizeram parte de sua consagrada produção. Sua obra também se destaca por estabelecer um diálogo com o espaço no qual se insere. Essas características sublinham a instalação criada para o Beco do Pinto, onde a artista instaura ainda uma delicada poética sobre um tempo em suspensão.

Segundo a crítica Taisa Palhares, “por um instante, na verdade precisos 3 minutos, nossa visão é surpreendida e perturbada por esse ar úmido que sai magicamente do solo, como uma bruma que vem direto do passado e materializa metaforicamente a singularidade do conjunto arquitetônico. O som, por sua vez, nos lembra da existência de um rio que teria, em algum momento da história desse lugar, feito parte de sua paisagem natural.  Mas em 20 segundos, que parecem na verdade durar muito mais, Vinci introduz uma importante cesura que, como uma espécie de distanciamento crítico, nos faz voltar ao espaço cotidiano que habitamos, como se a passagem para um além do mundo da aparência também se revelasse, em última instância, como pura ilusão.”


Serviço: Beco do Pinto
Funcionamento:
terça a domingo, das 9h às 17h
Entrada gratuita
   
Endereço:
Rua Roberto Simonsen, s/nº - Centro
CEP 01017-020 - S Paulo-SP
Metrô Sé
tel 11 3241-1081 (Solar da Marquesa de Santos)


Contato.casai@prefeitura.sp.gov.br