Foto
  • Foto
  • Foto
Arquitetura Paralaxe: Apparatus Lapso Virtual

O trabalho de Alexander Pilis “concentra-se na discussão sobre métodos e modelos, aspectos conceituais e ideológicos, da arquitetura, questionando os modos em que ela opera na construção da percepção do espaço e do ambiente em que vivemos. Ao mesmo tempo, ele trabalha com noções emprestadas da Ótica (...) para problematizar o sistema de construções e representações do olhar e empreender uma crítica ao que ele chama de “processos de modernização da visão” (tecnologia, informática, espaços virtuais, artificialidade dos sentidos, além do design e da linguagem da arquitetura).  Daí ele explorar em seus trabalhos mais recentes o conceito de “cegamento” (blindness), seja como condição física, seja como estado de saturação dos sentidos na existência contemporânea.”¹

Para a instalação na Capela do Morumbi, quatro câmeras de vídeo localizadas nos cantos da Capela do Morumbi transmitem imagens em tempo real para quatro monitores dentro da estrutura-modelo de vidro posicionada no altar da Capela. Com um jogo de refrações especulares essas imagens reproduzem simultaneamente o espaço de vários pontos de vista e suas atividades em tempo real, simulando a construção de um espaço arquitetônico fantasmagórico.

Segundo o artista a criação desses fantasmas dá “uma nova dimensão da nossa realidade, então agora o espectador se reflete em uma pluralidade de imagens desde um ponto de vista. Este colapso visual como um spam de imagens sobre o mesmo no mesmo lugar, torna-se uma metáfora critica para o colapso social Metropolitano, São Paulo. O corpo se desfaz no espaço com seu contexto nos próprios olhos do observador. A credibilidade da visão, acostumada à frente literal, entra em um estado crítico nesta espiral de pontos de vista simultâneos.”

1.Texto de Ivo Mesquita para a instalação “Architecture Parallax : Blind Spot - Ao Piscar dos Olhos” realizada no Projeto Octógono da Pinacoteca do Estado de São Paulo em 2006





Alexander Pilis
Rio de Janeiro, 1954

Alexander Pilis lecionou na Universidade de Toronto (Faculdade de Arquitetura e Belas Artes 1983-1997), na MECAD-New Media Sabadel (2000-01), Elisava Pompeu Fabro Barcelona (Faculdade de Arquitetura, Barcelona 2001-2008), Metrópoles - Universidade Politécnica de Barcelona (2005-2012) e Universidade de Toronto (2012 -). Como professor realiza workshops e é palestrante em varias Universidades na América do Norte, Brasil e na Europa. Como artista, exibiu seus trabalhos individualmente e coletivamente em vários paises, entre os quais Canadá, EUA, Reino Unido, Espanha, Alemanha, Itália e Brasil. Entre as principais exposições estão as Bienais de São Paulo 1987, 2002 e 2008; McMaster Museum of Art Canadá e Peak Art Gallery (Canadá, 2010 e 2004), Koldo Mitxelena Donostia e La Panera LLeda (Espanha) 2007, Pinacoteca do Estado de São Paulo (2006), Museum of Installation e Tate Modern (Londres, 2006), La Fundació la Caixa Barcelona 2005, Fundació Tàpies Barcelona 2004, I.F.A. Alemanha 2004, Museu de Arte Contemporânea São Paulo 1990 entre outras.

Fundador das entidades Archimemoria 1984, Arquitetura Paralaxe, em 1992 e em 1999 http://www.theblindarchitect.com, organizações sem fins lucrativos criada para ampliar as relações entre a Arquitetura, Arte, Ciência e Percepção. Atualmente está escrevendo um roteiro para o longa metragem:  “The Blind Architect : T.B.A.”


Capela do Morumbi
Avenida Morumbi, 5.387 - Morumbi, São Paulo
Fone: 11. 3772 - 4301

Entrada gratuita
Informações e agendamento de visitas orientadas
museudacidade@prefeitura.sp.gov.br