Foto
Inundações em São Paulo

As sistemáticas inundações em São Paulo são frequentemente
associadas ao processo de urbanização da cidade e, mais recentemente, às questões climáticas e do meio-ambiente.

Apresentamos nesta exposição um conjunto de fotografias retratando as enchentes em diferentes momentos e situações. Todas as imagens são provenientes do Acervo Iconográfico do Museu da Cidade de São
Paulo/Departamento do Patrimônio Histórico, coleção voltada à documentação fotográfica do desenvolvimento arquitetônico e urbanístico da cidade.

As fotografias selecionadas narram a extensão dos alagamentos, a perplexidade e curiosidade frente à situação emergencial e o resgate da população. Talvez devido ao impacto que teve em sua época, “a grande enchente de 1929” encontra-se especialmente documentada no acervo. Também integra a exposição um conjunto de imagens que demonstram a incorporação de rios e várzeas no circuito urbano, além das obras de retificação e canalização do rio Tietê.

Esta exposição integra a política de difusão do Acervo Iconográfico. Resgata documentos visuais há muito tempo tombado, catalogado e arquivado, e propõem a articulação de diversos períodos, recuperando a memória das inundações e das ações desenvolvidas na cidade.


Clique aqui... para baixar o folder eletrônico da exposição

Encerramento: Domingo 03 de outubro de 2010 às 20h
Visitação: de terça a domingo, das 13 às 20h

Galeria Olido
Av. São João, 473
Tel.: 3331 8399