Foto
Projeto São Paulo de Fernando Piola no Monumento à Independência

O Projeto São Paulo consiste em uma homenagem prestada à cidade de São Paulo através da valorização de seus monumentos na ocasião de seu aniversário durante os meses de janeiro e março de 2010.

Com texto de apresentação de Tadeu Chiarelli, a exposição é resultado de uma pesquisa realizada por Fernado Piola durante oito meses sobre a história de monumentos concebidos à cidade de São Paulo tendo-se como objetivo sua divulgação junto ao público. A exibição desse material foi organizada em pranchas de acrílico que serão dispostas em pequenas caixas de mármore. Em cada caixa há uma gravação em baixo relevo que identifica o monumento em questão. Também figurarão na exposição três livros de artista.

A intenção é catalogar projetos arquitetônicos e urbanísticos feitos para a cidade de São Paulo, mas que nunca saíram do papel ou que foram feitos parcialmente. A proposta desta ação consiste em revelar através de livros de artista a falência do projeto urbano proposto a São Paulo. A incompletude do Monumento às Bandeiras, por exemplo, símbolo da potência paulista, que não foi realizado segundo o projeto original de Victor Brecheret, pode ser entendida como uma metáfora para um projeto de cidade frustrado, já que não foi levado a cabo por falta de recursos. O mesmo raciocínio pode ser estendido ao projeto inconcluso do Museu Paulista ou de tantos outros projetos urbanísticos e arquitetônicos que pretendiam, de forma simbólica, não apenas promover a cultura, mas sublinhar a importância da cidade de São Paulo.


Este conjunto de 20 livros-objetos estará exposto no interior do Monumento à Independência em paralelo em paralelo à exposição Da Independência ao Grito: Um Projeto de Monumento. A intenção é que a grandiosidade dos projetos expostos dialogue com o ambiente solene deste monumento. Dessa forma almeja-se aproximar o visitante à história da cidade, a partir de imagens de projetos arquitetônicos exibidos no interior de um dos mais importantes monumentos da cidade.

imagens: guia de ruas SP, 2006 de fernado Piola - reedição de guia de ruas


Monumento à Independência
Pça. do Monumento, s/no - Ipiranga, São Paulo, SP
Fone 11 2273 4981


Exposição de 23 de janeiro a 28 de março de 2010 (entrada franca)
Aberto de terça a domingo, das 9 às 17h
Visita orientada. Entrada franca.