Foto
  • Foto
  • Foto
  • Foto
Fazeres e sabores da cozinha paulista

Os hábitos alimentares dos bandeirantes e tropeiros é tema de exposição que acontece na Casa do Bandeirante. Sob curadoria da pesquisadora da história da alimentação Rosa Belluzzo, mais do que explorar curiosidades sobre o tema e abordará também o cotidiano desses personagens que ajudaram a escrever a história São Paulo.

A necessidade foi um dos fatores que contribuiu para a criação de novos pratos por esses aventureiros que se estabeleceram no planalto de Piratininga. Juntamente com os nativos, eles desbravavam a mata e, durante o processo, os colonizadores aderiram aos hábitos indígenas e criaram uma culinária tipicamente paulista, cruzando ingredientes típicos das duas culturas e formando um novo repertório de pratos.

O público poderá conferir os instrumentos de madeira adotados pelos portugueses e mamelucos, a palha utilizada em confecções de esteiras, cestas e peneiras que compõem a história de adaptação dos colonizadores a partir dos fazeres indígenas, além de representantes da mistura de sabores.


CASA DO BANDEIRANTE
Pça. Monteiro Lobato, s/nº - Butantã, São Paulo, SP
Fone 11 3031 0920
Aberto de terça a domingo, das 9 às 17h
Visita orientada. Entrada franca.