Foto
Tatuapé: futuro de um bairro...

A Casa do Tatuapé inaugurou dia 2 de setembro a exposição Tatuapé, o futuro de um bairro , sob curadoria das historiadoras Elaine da Costa Mesquita e Débora Brando Balázs e dos sociólogos Aurélio Eduardo do Nascimento e Nelson Somma. A mostra reúne textos e fotografias que relatam como o bairro passou de um histórico industrial a um promissor prestador de serviços, e de que forma a edificação se inseriu nessa transformação.

Imagens da casa histórica - inaugurada em 1981, acompanham desde a época em que era propriedade do Padre Matheus Nunes Siqueira até sua inclusão na Divisão de Iconografia e Museus da Secretaria Municipal de Cultura.

Entre os destaques, sítios, chácaras e loteamentos de terras do período da construção da Estrada de Ferro São Paulo - Rio de Janeiro, em 1875. Completa o acervo imagens do primeiro edifício de alto padrão do bairro - construído em 1984.

Por meio do diálogo entre passado e presente, a exposição levanta aspectos na área de saúde, educação, alimentação e transporte que foram se alterando ao longo do tempo atendendo às necessidades dos moradores.

A ampliação dos meios de transportes, com a inauguração de duas linhas de metrô, é retratada pelas imagens que completam o cenário atual do bairro.


Casa do Tatuapé. R. Guabiju, 49, Tatuapé. Tel.: 2296-4330. 3ª a domingo, das 9h às 17h. Entrada Franca