Foto
Bailes do Brasil

Ao percorrer um grande baile ao longo do tempo convidamos para uma original abordagem de nossa cultura. O baile é onde acontece o encontro mágico em tempo suspenso dos ritmos do Brasil. Nesse imenso salão, coletivo e anônimo, rituais e coreografias são celebrados, as heranças de nossas origens transmitidas e, através do movimento, novos contextos e significados incorporados.

A exposição mapeia por uma cronologia fluida, desde a primeira República no final do século 19 até os dias atuais, as relações entre os aspectos da Moda, Música e Dança no Brasil, suas forças atuantes representadas a partir de imagens selecionadas do acervo de diversos fotógrafos: estrangeiros e brasileiros, renomados e jovens, regionais e urbanos.

Nosso salão de baile é um espaço de congregação, onde as mais distintas lentes e olhares, sonoridades e movimentos se unem para capturar e embalar a cadência desses muitos encontros e períodos.

Genuíno espírito da moda de cada época pode ser percebido no registro do cotidiano e a trilha sonora contribui para a imersão sinestésica do visitante. A condução curatorial reflete as influências e relevâncias divididas em três atos:

O Regionalismo Pulsante destaca nossa produção cultural de raiz e além das cidades, a partir dos sincretismos culturais regionais. A Metrópole Vibrante evidencia a ainda forte influência europeia em nossas tradições e costumes, a clara distinção entre o erudito e o popular. A sala Globalização Eletrizante destaca o diálogo que passa a existir entre a afirmação de nossa brasilidade, suas confluências, com as afirmações de distintas identidades mundiais.

Nesse baile antropofágico convergências acontecem, os ritmos descobrem em nossos passos e bailados o jeito de ser de nosso povo. O Brasil ginga com leveza, elegância e sensualidade, e se reconhece em seus rastros e pelos próprios pés.

Ricardo Feldman e Jum Nakao
Curadores





Evento: Bailes do Brasil
Abertura: 27 de junho de 2015 das 11h às 15hs
Período expositivo: de 28 de junho a 25 de outubro de 2015

Local: Solar da Marquesa de Santos
Sede do Museu da Cidade de São Paulo

Endereço: Rua Roberto Simonsen, 136
01017-020 - Sé – São Paulo SP
Telefone 11 3241 1081
Horário de Funcionamento: de terça a domingo, das 9 às 17 horas
Entrada gratuita