Foto
Livro de Juca Martins

Enfatiza o destaque do humano na fotografia e reúne imagens dos principais acontecimentos que marcaram o Brasil nas décadas de 1970 e 1980. A edição viabilizada pela parceria entre o Museu da Cidade de São Paulo e a Editora WMF Martins Fontes encontra-se a venda nas principais livrarias do país.

Na publicação, as imagens desenham uma cronologia dos movimentos que reivindicaram o retorno da democracia durante a ditadura militar e resgatam as pautas que marcaram o período, como o garimpo de Serra Pelada, a crise ambiental de Cubatão, a seca no nordeste e o trabalho infantil, entre outros temas. 

Integra o livro um amplo texto do crítico Rubens Fernandes Junior que contextualiza a produção de Juca Martins na história da fotografia brasileira demonstrando seu interesse pela figura humana, personagem central de sua produção e olhar fotográfico. Segundo Fernandes, “Longe da tradição do fotojornalismo praticado no Brasil nas primeiras seis décadas do século XX, (Juca Martins) tornou-se um profissional independente por opção política e buscou produzir uma fotografia que colocasse em permanente confronto o poder instituído, seja ele de qualquer origem, com os excluídos e marginalizados socialmente. Um gigante que nunca se acovardou diante dos desafios e dos imprevistos: encontramos em seu trabalho tanto o drama cotidiano quanto a poesia; tanto a crítica social que reverbera em nossa consciência, quanto o silêncio perturbador de algumas de suas imagens.”


Org. Henrique Siqueira, textos de Rubens Fernandes  e Fernando Morais



Evento: Livro de Juca Martins
Abertura: 07 de março de 2015 
Período: 7 de março a 21 de junho de 2015

Local: Casa da Imagem
Endereço: Rua Roberto Simonsen, 136B
01017-020 - Sé – São Paulo SP
Telefone: 11 3106-5122 - Ramal 203/205 
Horário de Funcionamento: de terça a domingo, das 9 às 17 horas
Entrada gratuita