Foto
NO AR
desenho | projeto | gravura

O Museu da Cidade de São Paulo, em parceria com a Associação para o Patronato Contemporâneo – APC, a Galeria Nara Roesler e a artista Laura Vinci, apresenta uma seleção de gravuras, desenhos e documentos que registram a intervenção NO AR, realizada pela artista em 2011 no Beco do Pinto.

NO AR consistiu em uma instalação composta por um sistema de aspersão instalado nas grelhas que coletam a água da chuva na escadaria do Beco do Pinto. Durante todo o dia, esse sistema cobria o Beco com minúsculas gotas d’água que o envolviam em uma delicada, porém densa, bruma. O sistema só cessava por alguns instantes, apenas para ser possível ver a bruma se dissipando, e então voltava a funcionar.

A presente exposição busca apresentar o procedimento de trabalho da artista, partindo do caderno de desenho, primeiros estudos e esboços de composição da instalação. Passa pelas plantas arquitetônicas, que moldam os desenhos de caderno na arquitetura do beco, chegando ao registro em vídeo, e às gravuras, que são pensadas quase como registro do trabalho, mas que ao mesmo tempo resgatam os desenhos de caderno.

Este material passa a fazer parte da Coleção de Arte da Cidade, por doação da artista e da Galeria Nara Roesler, apoiando a iniciativa do Museu de compor um núcleo na Coleção de Arte para os projetos e documentação das instalações que vem realizando há mais de 20 anos.


Douglas de Freitas
Curadoria de Artes Visuais
Museu da Cidade de São Paulo


Evento: NO AR desenho | projeto | gravura
Abertura: 25 de outubro de 2014, sábado, às 13h
Período expositivo: de 26 de outubro de 2014 a 08 de março de 2015

Local: Solar da Marquesa de Santos
Endereço: Rua Roberto Simonsen, 136
01017-020 - Sé – São Paulo SP
Telefone: 11 3241 1081 - Ramal 103
Horário de Funcionamento: de terça a domingo, das 9 às 17 horas
Entrada gratuita