Foto
Doação Mario Segall

A criação do Museu Lasar Segall (MLS/Ibram-MinC) só foi possível graças à iniciativa da viúva Jenny Klabin Segall, apoiada pelos filhos Oscar e Maurício, este último Diretor Emérito do MLS. Dessa forma, mais de 3.000 obras de Lasar Segall migraram para a esfera  pública, assim como as residências da família, acervos de documentos e fotografias e uma importante biblioteca especializada em artes do espetáculo. 

Mário Lasar Segall retoma a tradição do pai Maurício e do seu tio Oscar, por meio da doação de 110 obras, que cobrem mais de cinco décadas de produção segalliana: de 1905 a 1955. São 4 óleos sobre tela, 8 pinturas sobre papel, 80 desenhos e 18 gravuras. Para esta exposição, em parceria com o Museu da Cidade de São Paulo, selecionamos um recorte significativo desta doação, que representa a produção do artista desde os primeiros trabalhos, ligados ao impressionismo, passando pelo expressionismo até a sua chegada ao Brasil em 1923 e seus desdobramentos.

Essa doação da continuidade à primeira doação oficial da família, à Fundação Nacional Pró-Memória, iniciada em 1984, para consolidar não apenas a figura de seu patrono, bem como reforçar o movimento filantrópico da migração de patrimônio privado para a esfera pública.

Segundo palavras de Mário Lasar Segall, “de minha parte, não fiz nada a mais do que faria meu pai, com quem aprendi que arte só vale se for compartilhada, dividida com potencial para sensibilizar, bem como mexer com os seres humanos a ponto de fazê-los refletir e atuar ativa e criticamente sobre seu mundo. Nem todos conseguem estar abertos a esse tipo de influência. Fui muito privilegiado.”

O Museu Lasar Segall tem como principal objetivo conservar, pesquisar e divulgar a obra de Lasar Segall, promovendo para esse fim exposições e publicações. Constitui-se em atuante centro cultural, com atividades e cursos nas áreas de gravura, fotografia, literatura, cinema e biblioteca. O Museu desenvolve suas ações com a colaboração da Associação Cultural de Amigos do Museu Lasar Segall, uma sociedade civil sem fins lucrativos.



Evento: Doação Mario Segall
Abertura: 24 de maio de 2014, sábado, às 11h
Período expositivo: 25 de maio a 24 de agosto de 2014.


Local: Chácara Lane
Rua da Consolação, 1024 - São Paulo, SP
Telefone: 11 3129 3361
Horário de Funcionamento: de terça a domingo, das 9 às 17 horas
Entrada gratuita e livre