Foto
Túneis não mostram o final

Exposição individual de Felipe Bertarelli
18 de janeiro a 11 de maio de 2014

Felipe Bertarelli se dedica à organização da tipologia urbana. Nesta espécie de arquivo em construção, o autor indexa imagens produzidas especialmente para os assuntos, registros obtidos em expedições pela cidade, sempre noturnas.

Tal proposta redefine a estratégia de captação da imagem, produzida individualmente e elaborada em função de cada cena. Aqui, o registro requer o planejamento das operações visando à relação com o tema e os múltiplos contextos no qual a cena reincide na cidade. Neste sistema de pensar a fotografia, tão significativo quanto à captura, é o processo de coordenação de ações que estabelecerá a lógica de cada série, ampliando o valor individual para o conjunto da obra.

Numa aproximação com a fotografia científica, podemos associar as ações do fotógrafo à preferência pelas tomadas noturnas e à inerente característica da iluminação artificial em reduzir os planos periféricos, fator que concentra a força atrativa no objeto principal.

Esta exposição mostra uma seleção das séries As Paisagens e Os Túneis, realizadas entre 2011 e 2013. Como em trabalhos anteriores de Bertarelli, deparamo-nos com espaços vazios e inativos, surpreendentemente silenciosos nos quais o uso e função dos lugares encontram-se desprovidos de justificativa, evocando repouso, ou quem sabe, reflexão.

Túneis não mostram o final, título extraído de uma correspondência comentando as saídas a campo do autor, enfatiza o caráter construtivo e de continuidade do trabalho.

Henrique Siqueira


English version


Abertura: sábado, 18 de janeiro de 2014 às 11h
Período: 18 de fevereiro de 2014 a 11 de maio de 2014
Horário: terça a domingo, das 9h às 17h
Entrada gratuita e livre 


Local: CASA DA IMAGEM
Endereço: Rua Roberto Simonsen, 136B
Informações: +55 11 3106-5122 - Ramal 203/205