Foto
Turista Hotel

Exposição individual de Cristiano Mascaro
18 de janeiro a 11 de maio de 2014

Cristiano Mascaro estabeleceu com São Paulo um vínculo de permanente percepção e registro, praticado nas intermináveis caminhadas de reconhecimento e na decomposição do horizonte da cidade, à primeira vista impenetrável e estéril, atividades das quais sucedem imagens que impressionam pela simplicidade dos elementos que constituem esta urbe.

Turista Hotel, fotografia que deu nome à exposição, mostra um solitário estabelecimento no bairro do Brás, quase oculto pelo viaduto que, juntamente com as obras de expansão do metrô, modificaram a região já degradada, com o encerramento das atividades fabris que desenharam o traçado daquelas ruas no passado. Anunciando sua atividade, o melancólico neon do letreiro ornamenta a fotografia e relembra uma fase da comunicação visual da cidade. Em outras imagens presentes na mostra, a utilização da luminosidade artificial na composição resultará em cenas de beleza e circunstâncias imponderadas.

Soma-se à paisagem um precioso retrato de habitantes, trabalhadores e frequentadores do perímetro central - alguns expostos pela primeira vez -, registrados há cerca de quarenta anos, quando Cristiano Mascaro percorreu o Brás em uma expedição de reconhecimento, decidindo incluir à documentação do território uma amostra da presença humana do local.

As fotografias aqui apresentadas enfatizam a natureza interpretativa das imagens e a visão poética do fotógrafo, uma vertente significativa de sua obra que também é celebrada pela produção mais formal, voltada à arte, arquitetura e o patrimônio.

Henrique Siqueira


English version


Abertura: sábado, 18 de janeiro de 2014 às 11h
Período: 18 de fevereiro de 2014 a 11 de maio de 2014
Horário: terça a domingo, das 9h às 17h
Entrada gratuita e livre 


Local: CASA DA IMAGEM
Endereço: Rua Roberto Simonsen, 136B
Informações: +55 11 3106-5122 - Ramal 203/205