Acervo Fotográfico

Conheça a
Casa da Imagem
  • Foto
  • Foto
  • Foto
  • Foto
  • Foto
  • Foto
O Museu da Cidade de São Paulo possui um acervo fotográfico de grande valor histórico e documental, que retrata predominantemente a cidade de São Paulo e suas transformações urbanas nos últimos 145 anos. O conjunto de imagens foi tratado inicialmente pelo fotógrafo Benedito Junqueira Duarte que implantou técnicas de identificação, catalogação e indexação que por muito tempo nortearam toda a organização do acervo. Rapidamente este acervo passou a ser utilizado para consulta, inicialmente por técnicos da prefeitura, e depois pelo público em geral  para pesquisas dos mais variados enfoques sobre a cidade de São Paulo.
Este acervo vem se formando desde 1935 quando Mário de Andrade criou o Departamento de Cultura. É constituído por:

Coleção Original
O acervo teve início com um conjunto de aproximadamente 2000 imagens fotográficas do centro velho da cidade datadas de 1860 a 1920. O suporte dessas imagens são negativos fotográficos em vidro emulsionado, em diversos formatos 18x24cm, 13x18cm, etc.

Coleção Departamento de Cultura
Simultaneamente a esse conjunto de fotografias "antigas" foram se somando a produção fotográfica que documentava as atividades e projetos do Departamento bem como as obras municipais, parques infantis, levantamentos de condições sócio-econômicas, construção do Estádio do Pacaembu e da Biblioteca Mário de Andrade, abertura da Avenida Nove de Julho, retificação do Rio Tietê, construção de pontes, viadutos e complexos viários, entre outros. São aproximadamente 20.000 imagens.

Coleções fotográficas
O acervo também foi enriquecido pela compra ou doação de coleções fotográficas que retratam diversas épocas e assuntos. Essas coleções constituem aproximadamente 20.000 imagens fotográficas nos mais variados suportes: papel, vidro, plásticos,  além de álbuns e materiais impressos, nos mais diversos formatos. São elas:

Coleção Becherini produzida pelo estúdio da família de mesmo nome que retratou a cidade no período de 1910 a 1950

Coleção Volcov que compreende as campanhas políticas para prefeito, governador e presidente nos anos de 1954 a 1965

Coleção Ivo Justino que documenta obras realizadas na cidade no período de 1966 a 1971.

Coleção Marília Azevedo de fototipias produzidas pelo fotógrafo Guilherme Gaensly no início do século passado.

Coleção Exposições – fotos coletadas em outros acervos para produção de exposições da Divisão.

Coleções Nair Benedicto, entre outras.

Coleção Expedição São Paulo 450 anos - uma viagem pela metrópole - mais de 7.000 fotos que documentam a Expedição realizada em janeiro de 2004 pela cidade de São Paulo, com a participação de pesquisadores das áreas de museologia, antropologia, sociologia, fotografia, saúde, educação, geografia, etnomusicologia, história, meio ambiente, arquitetura, arqueologia, artes plástica, arte educação.

Coleção Gabinete do Prefeito - Desde 1980 o acervo recebe a produção fotográfica das assessorias de imprensa do Gabinete do Prefeito. Esse material documenta obras públicas, eventos e solenidades variadas, promovidas pelas diversas gestões políticas.
Atualmente, existe no acervo a documentação dos prefeitos desde 1965 até hoje, e compreendem o número aproximado de 600.000 imagens fotográficas com suporte flexível em triacetato de celulose.

Em 2004, com apoio da Fundação Vitae iniciou-se o processo de informatização do acervo com o desenvolvimento e implantação de um banco de dados, para organizar as informações do acervo e agilizar a pesquisa. No início de 2006,  o acervo passou a ser digitalizado.

Em 2007, com recursos do Projeto de Implantação do Museu da Cidade de São Paulo, com o Patrocínio da Petrobras por meio da  lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), foi digitalizado um lote de 26 mil fotografias das coleções Volcov, Ivo Justino e Prefeitos.

ATENDIMENTO AO PÚBLICO

O atendimento à coleção de fotografias do Museu da Cidade de São Paulo está restrita às seguintes condições e procedimentos:

Consulta: O pesquisador pode fazer a consulta  através do Portal de Acervos Artísticos e Culturais da Prefeitura de São Paulo, no site: http://www.acervosdacidade.prefeitura.sp.gov.br, podendo realizar suas  pesquisas, através do modo de pesquisa simples ou avançada para recuperação da  imagem solicitada. Caso haja interesse na utilização de alguma imagem, seguir  os passos abaixo:

Empréstimo: Para a  autorização do uso das imagens é necessária a solicitação de um formulário para  o endereço eletrônico consulta.casai@prefeitura.sp.gov.br , o qual possui uma lista de  documentos necessários para a abertura de um expediente interno. Após a entrega  dos documentos no Museu da Cidade de São Paulo, o trâmite é de até 10 dias. Tão  logo seja publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, o pesquisador irá  recolher uma taxa referente ao preço público e assinar um Termo de Compromisso;  neste momento passamos as imagens solicitadas em formato digital. Toda  solicitação será submetida à avaliação de uma Comissão Interna para Avaliação  de Solicitações de Imagens. As solicitações estão condicionadas às imagens  digitais disponíveis em nosso banco de dados e em condições de empréstimo.

Entrega da imagem: Após a  publicação da autorização no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, o consulente  deve efetuar o pagamento do preço público através de uma guia por nós emitida e  assinar o Termo de Compromisso de uso exclusivo da imagem, conforme  regulamentação em  Decreto Público.